Pediatria e Puericultura

A Pediatria é a especialidade médica que atende a criança desde o seu nascimento até o final da adolescência. Faz parte da Pediatria a prática da puericultura e também o diagnóstico e tratamento clinico das doenças que afetam a criança.

A Puericultura é a área da pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Ela não só observa cada um desses aspectos, como também avalia como a criança se utiliza deles para se relacionar com as pessoas à sua volta. Com a puericultura, é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.

O pediatra é quem conversa com os pais, e obtém as informações que, junto com o exame físico da criança, permite avaliar a normalidade do desenvolvimento e estabelecer diagnósticos, às vezes com necessidade de exames complementares, conforme cada caso. Ele realiza a puericultura desde os primeiros dias de vida até a fase final da adolescência, e tem papel fundamental no suporte à amamentação, na orientação vacinal, na orientação sobre introdução de novos alimentos, e na vigilância dos fatores de risco ao crescimento e ao desenvolvimento da criança.

Muitas mães escolhem o pediatra já no final da gestação, levando os bebês à primeira consulta dois dias após a alta da maternidade. Após isso, são programados retornos frequentes para puericultura, conforme a idade do bebê ou da criança.

Geralmente, as consultas são semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo mês, mensais até o sétimo ou oitavo mês, e, a partir de então, bimestrais. No segundo ano, as consultas são trimestrais; já a partir do terceiro ano passam a ser semestrais.

Além das consultas de rotina, o pediatra atende a criança também quando ela apresenta problemas de saúde, investigando doenças e prescrevendo o tratamento mais adequado para cada faixa etária.

• Anemia;
• Alergia;
• Asma;
• Baixo ganho de peso;
• Doença do Refluxo Gastroesofágico;
• Diarréia;
• Infecções de vias aéreas superiores (otites, resfriados e sinusites) e inferiores (pneumonia);
• Infecção urinária;
• Obstipação intestinal;
• Obesidade.

• Terapias de linguagem em casos de dislexia, dificuldade no aprendizado, leitura/escrita;
• Aperfeiçoamento vocal de profissionais que utilizam a voz (cantores, radialistas, professores, políticos, etc.);
• Síndromes que levam a alterações vocais, como pólipos e nódulos;
• Terapias com pacientes com alterações neurológicas, em quadros como AVC e demências;
• Realização de exames de audição e otoneurológicos;
• Reabilitação dos pacientes portadores de deficiência auditiva, indicação/ adaptação / seleção de aparelhos auditivos, reabilitação vestibular;
• Em terapias com crianças com dificuldades na fala: como trocas de fonemas, gagueira, disfunções na articulação temporomandibular, etc.

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/vitaclin/public_html/pediatria.php:38) in /home/vitaclin/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 2809
Erro de Banco de Bados

Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados