A melhor solução para médicos e pacientes.

Contato Clínica Vita

Especialidade

DOPPLER TRANSCRANIANO

O que é Doppler Transcraniano?


Para entender o exame Doppler Transcraniano, é interessante saber de onde vem este nome. Ele é uma homenagem ao pesquisador  Johann Christian Andreas Doppler, que foi quem primeiro descreveu tecnicamente aquilo que a ciência chama de "Efeito Doppler".

O "Efeito Doppler" é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Assim, no exame chamado Doppler Transcraniano, é utilizado um sistema pulsátil de baixa frequência, semelhante a um ultrassom. Por meio dessas ondas é possível avaliar como está a circulação sanguínea no crânio e o estado dos principais vasos.

E como é que este aparelho é "ligado" ao paciente?


Para a realização do Doppler Transcraniano, o paciente é colocado na posição deitada em uma cama. Aplica-se gel e o médico coloca um aparelho sobre a pele para fazer a avaliação. Os locais trabalhados são as regiões temporais bilaterais (próximas às orelhas), orbitária (acima dos olhos) e suboccipital (região posterior do pescoço).


O paciente sente algum tipo de dor ou desconforto com esse processo?


Não, o Doppler Transcraniano é um exame totalmente indolor, não invasivo e pode ser repetido várias vezes, sem nenhum risco para o paciente.


O paciente deve fazer alguma preparação especial antes de fazer o Doppler Transcraniano?


Quando o paciente vai ser submetido ao Doppler Transcraniano, é indicada apenas a remoção de lentes de contato antes do exame e evitar a maquiagem sobre os olhos. Fora isso, não é necessário nenhum outro preparo prévio.

A realização do Doppler Transcraniano não exige que o indivíduo esteja em jejum, nem que suspenda nenhum medicamento do qual faça uso, por exemplo.


Vale ressaltar que as pessoas que têm marcapasso, stents e pinos metálicos também podem realizar o Doppler Transcraniano de forma totalmente segura.


Quanto tempo dura o exame?


Em torno de 40 minutos.


Quando é indicado ao paciente fazer um exame Doppler Transcraniano?


O Doppler transcraniano é indicado em diversos casos em que há suspeitas de doenças cerebrovasculares, ou seja, patologias que afetam a circulação sanguínea no cérebro e na calota craniana. São situações como:

- Acidente vascular cerebral isquêmico (os chamados derrames);
- No acidente vascular cerebral agudo, inclusive durante a realização de trombólise;
- Na suspeita de estenose (estreitamento) das artérias da circulação intracraniana;
- Avaliações de tontura, vertigem e síncope;
- Avaliação e seguimento de pacientes com traumatismo crânio-encefálico;
- Detecção e quantificação de vasoespasmo cerebral, especialmente após hemorragia subaracnóidea;
- Detecção de embolia de origem cardíaca;
- Na suspeita de hipertensão intracraniana e de morte encefálica;
- Avaliação do padrão e efetividade das circulações colaterais intracranianas, em casos de estenoses ou oclusões extra ou intracranianas;
- Documentar a reserva funcional cerebrovascular pelo teste de vasorreatividade cerebral.

Pelas suas características, uma avaliação com o Doppler Transcraniano pode também ajudar no diagnóstico de pacientes que sofram com simples dores de cabeça?


Há estudos que mostram que o Doppler Transcraniano pode também ser realizado para ajudar na investigação de casos de cefaleias, especialmente no caso de pacientes que têm queixas de episódios com auras (crise de dor acompanhada de distúrbios de visão).


O Doppler Transcraniano também pode ser feito em crianças?


Sem dúvida que sim. Inclusive, em crianças com anemia falciforme, o exame Doppler Transcraniano deve ser feito de rotina, a cada seis meses, para determinação das velocidades de fluxo cerebral, como medida para prevenção do acidente vascular isquêmico.


Para a realização do Doppler Transcraniano em crianças, é necessário observar que elas sejam mantidas acordadas durante a realização dos exames e que não estejam com febre.

Rua dos Pinheiros, 498, cj.152, Pinheiros, São Paulo - SP - CEP:05422-000

TEL: +55 11 2309-4590

faleconosco@vitaclinica.com.br